Como driblar o estresse
Faz parte do nosso dia, e é saudável até certo ponto. O estresse, se não for bem administrado, gera muitas consequências no organismo, na mente e emoções, inclusive baixando a resistência do sistema imunológico, mecanismo que nos protege de infecções! Os efeitos do estresse trazem grandes prejuízos e podem chegar à fatalidade.
Já foi caracterizado como a doença do tempo, associado pelo senso comum ao deus Cronos, da mitologia grega: o tempo tudo constrói, tudo destrói. No mito grego, Cronos destruía a sua própria criação ao devorar os próprios filhos, para o desespero de sua mulher, Reia. O tempo possibilita ao ser humano a criação da sua história. O estresse, como doença do tempo, destrói a qualidade de vida do indivíduo, que se vê “sem tempo” para realizar suas responsabilidades e desenvolver relações afetivas. E esse tempo foi cada vez mais ocupado pela internet, celular, redes sociais, TV a cabo, que a princípio seriam para lazer, mas se tornaram mais um motivo para o estresse, deixando-nos mais alertas.
“ O tempo possibilita ao ser humano a criação da sua história”
Incrível é que pensávamos que os avanços tecnológicos facilitariam nossas vidas, encurtariam distâncias, ficando tudo mais simples e rápido, mas as demandas aumentaram e tudo se tornou mais complexo.
O estresse prepara bioquimicamente o corpo para “lutar ou fugir”, ou seja, preserva e garante a espécie humana, e faz parte da nossa genética vinda do tempo das cavernas, quando precisávamos fugir para não sermos devorados por animais carnívoros. Hoje, os medos cotidianos são múltiplos, e para não sermos “devorados” pelo meio em que vivemos, devemos nos juntar ao estresse, reconhecendo e trabalhando de forma a ele ser favorável, gerenciando-o.
O estresse pode ser fonte de energia, mas se o rendimento for mantido à custa de grande tensão, perde sua eficácia.
Como prevenir o estresse?
O tempo é um bem recebido, portanto, o bom uso dele é essencial para a prevenção do estresse.
# Seja realista: é essencial fixar objetivos que possam ser realizados em tempo disponível.
# Estabeleça prioridades: Dar a devida importância a cada setor da sua vida é essencial. Avaliar quanto tempo deve ser devotado à família, trabalho, relações sociais…
# Organização: Ser organizado e preparar uma lista do que se quer realizar durante o dia, ou semana, faz com que o foco seja aumentado, prevenindo eventuais distrações. Se considerar que as tarefas estão sendo poucas, pode-se acrescentar algo, mas, se sentir aumento de pressão, diminua!
# Viva de forma simples: Grandes despesas em atividades esbanjadoras, geram uma demanda imensa de energia, de tempo, que muitas vezes poderiam ser dispensadas. Ler um bom livro, ou um passeio tranquilo, geram alegria e gratidão pelas coisas simples de vida e de real valor.
# Diversifique tarefas: Para não cair na rotina tediosa, procure desenvolver mais tarefas. Dar atenção ao trabalho, mas também aos laços familiares, atividade física e ao lazer tranquilo.
# Procure ser agradável: Estabeleça relações sadias e ofereça sua amizade. Ajude alguém conhecido ou não. A reação dessa pequena contribuição humanitária será altamente positiva para driblar o estresse.
# Relaxamento: Separe uns minutos do seu dia para praticar o relaxamento dos músculos, contraindo e relaxando cada grupo muscular. Preste atenção na respiração, procurando deixá-la ampla e lenta.
# Plano mental: Ter pensamentos sadios livra boa parte do estresse. Muitas das crenças sobre si próprio só servem para arruinar a autoestima. O ideal é separar o real, do ilusório, repetidas vezes, até mudar o padrão de pensamento e criar atitude positiva.
E assim, amigo(a), conquistamos nossa PAZ MENTAL, a qual é incompatível com o estresse!