Rota turística explora os “Caminhos do Mate” no interior do Paraná
Projeto desenvolvido em São Mateus do Sul (PR) oferece experiência de turismo rural relacionada à vocação do município para o cultivo e consumo da erva-mate
A erva-mate já foi a principal responsável pela economia de muitas cidades do Sul do Brasil, num ciclo econômico que colocou o ouro verde como referência para essas regiões. O tempo passou, mas a relevância desse produto perdura pelo interesse por um bom mate e por toda a bagagem cultural enraizada junto com os ervais. Hoje, São Mateus do Sul, um dos maiores municípios produtores de erva-mate do país e certificado com selo de Indicação Geográfica (IG), está explorando o potencial turístico disso tudo – do barbaquá à roda de chimarrão.
A rota turística Caminhos do Mate promoveu seu primeiro passeio em agosto, a partir da iniciativa de três empresas locais: Hotel Dom Leopoldo, Ervateira Baronesa e Restaurante Veneza. O objetivo é promover o potencial turístico da região relacionado à tradição na produção de erva-mate. “A erva-mate é o nosso carro-chefe, e nada melhor do que uma rota turística para conseguirmos mostrar às pessoas de fora o que temos de melhor”, comenta a proprietária da Ervateira Baronesa, Márcia Silveira.
O roteiro inclui visitas a atrações na cidade e na região – destinos que representam a cultura local, desenvolvida não só pela produção ervateira, como também pelos imigrantes poloneses, por tropeiros, indígenas e colonizadores que povoaram São Mateus do Sul.
A erva-mate é o nosso carro-chefe, e nada melhor do que uma rota turística para conseguirmos mostrar às pessoas de fora o que temos de melhor
Márcia Silveira
O passeio inclui lugares como a Igreja Matriz São Mateus, o Chimarródromo, a Casa da Memória, a Feira Livre do Produtor, a arquitetura típica trazida pelos imigrantes na centenária casa de Rui de Paula e Silva, a Igreja Polonesa construída no fim do século 19 na Colônia Água Branca e o Santuário de Nossa Senhora dos Corais, em Antonio Olinto. Além desses pontos turísticos, os visitantes conhecem os ervais certificados com Indicação de Procedência e a história da produção de erva-mate diretamente na ervateira e no seu Museu do Mate.
A parte gastronômica do roteiro inclui receitas típicas e pratos, é claro, com erva-mate, mostrando outras maneiras de utilizar o produto além do tradicional chimarrão, mas também em bebidas, sobremesas, massas, molhos e outros. A culinária à base de erva-mate, de acordo com o proprietário do Restaurante Veneza, Haroldo Ferreira, se intensificou na cidade principalmente após o início dos trabalhos para obtenção da IG, que atesta a qualidade e o diferencial da erva-mate da região. “Além de agregar valor ao produto, essa certificação beneficia o turismo. E a gastronomia é um dos principais meios para mostrar a qualidade desses produtos e torná-los conhecidos”.
O primeiro passeio ocorreu durante as festividades em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa, que acontecem todo ano em São Mateus, recebendo turistas do Paraná e de Santa Catarina, e já há novos roteiros planejados para até o final do ano. “Nossa ideia é sempre atrelar esse roteiro a algum evento da agenda local, para que o turista possa interagir ainda mais com a nossa cultura, passar por uma deliciosa experiência gastronômica e sentir essa receptividade calorosa”, conta, convidativa, Nígea Gogola, do Hotel Dom Leopoldo. Em outubro, há um roteiro agendado em consonância com o Baile da Polka; em novembro, com a romaria ao Santuário Nossa Senhora dos Corais; e em dezembro com o Natal de Luz, Amor e Sonhos.
Mais informações e reservas para grupos podem ser obtidas com as empresas envolvidas (Hotel Dom Leopoldo, Restaurante Veneza e Ervateira Baronesa) ou por meio da página oficial do Caminhos do Mate. Detalhes da rota aqui.
Abaixo, vídeo de apresentação do projeto:
Surpreenda-se com os Caminhos do Mate
Explore novos sabores, novos lugares, novas histórias: conheça os Caminhos do Mate! São Mateus do Sul e região esperam você para conhecer nossa cultura, nossa gastronomia e nossa hospitalidade. A Terra da Erva-Mate vai te surpreender! Venha desfrutar de bons momentos na região reconhecida com o selo de Indicação Geográfica da Erva-Mate. Entre em contato conosco: Hotel Dom Leopoldo, Ervateira Baronesa e Restaurante Veneza. O primeiro passeio acontece de 25 a 27 de agosto.
Publicado por Caminhos do Mate em Sexta, 4 de agosto de 2017
109 anos
O município de São Mateus do Sul completa 109 anos no dia 21 de setembro, e as comemorações incluem o lançamento do primeiro pacote de erva-mate com o selo IG, isso às 16h30, e na sequência será cortado um bolo feito com erva-mate. Desde a manhã, atrações movimentam a “Rua do Mate” no centro da cidade, com desfile, roda de viola e apresentações culturais. No Parque de Exposições da cidade, ainda acontece a Expomate, entre os dias 20 e 24 de setembro, com shows e exposições.
Leia também: Vai um chimarrão? 1º Chima Truck do Brasil cai na estrada
Este projeto resgate o prazer da refeição ao ar livre num roteiro itinerante