A Alternativa

Main Menu

  • Home
  • Arte
  • Comportamento
  • Perfil
  • Na estrada
  • Em pauta

logo

  • Home
  • Arte
  • Comportamento
  • Perfil
  • Na estrada
  • Em pauta

Login

Welcome! Login in to your account
Lost your password?

Lost Password

Back to login
Na estrada
Home›Editorias›Na estrada›Top 10: Uma playlist para quem vai pegar a estrada

Top 10: Uma playlist para quem vai pegar a estrada

By A Alternativa
novembro 2, 2017
706
0
Share:

Seja para mudar de código postal, visitar amigos ou parentes, encontrar a pessoa amada ou simplesmente conhecer novos horizontes, há diversas implicações que tornam viajar algo cansativo e estressante. É preciso planejar e lembrar de questões como combustível, revisão do carro, compra de passagem, reservas, check in, dores no pescoço, paradas para banheiro, alimentação…

Enfim, nem tudo se resume a glamour e curtição quando decidimos pegar a estrada, mas é possível transformar isso em algo proveitoso e relaxante com um simples toque no play.

O que seria da vida sem música? Ou melhor, o que seria de uma viagem sem a trilha sonora adequada para embalar nossos pensamentos, do ponto de partida ao destino escolhido. Pensando nisso, A Alternativa fez uma pesquisa e selecionou 10 faixas  para travellers. Algumas delas embalaram gerações e também estão em diversos road movies, outra ótima inspiração para fazer as malas e começar uma aventura.

playlist para viajar

1- Pain Lies On The Riverside – Live
Esse rock positivista dos anos 90 já foi tema de diversas peças publicitárias. Também pudera, Pain Lies On The Riverside desperta a vontade instantânea de sair correndo e gritando. O som te coloca pra cima, o que facilmente levaria à necessidade de consumo estimulada por uma boa dose de serotonina no cérebro.
A letra fala sobre superação, de forma subjetiva e anima os passageiros a tocar a tão famosa “bateria imaginaria”.

2- We Are Young – Fun
Esta banda nova-iorquina vem se destacando, nos últimos tempos, por seus acordes e canções que, muito possivelmente, serão lembradas como hinos da geração Millennials. We Are Young é um som com toque eletrônico, mas que mantém a essência indie rock, em uma crescente sonora que faz o ouvinte ter vontade de acelerar o motor e detonar os tímpanos com o volume no máximo (NÃO FAÇA ISSO, POR FAVOR!).
A letra transporta você para uma festa de balada, em um club qualquer, ao falar sobre a falsa sensação que invencibilidade que temos na juventude e do apoio e dos verdadeiros amigos ao longo da vida, principalmente quando tudo parece dar errado.

3- Better Days – Eddie Vedder
Música feita para o filme Comer, Rezar, Amar, baseado no best seller da autora Elizabeth Gilbert. Better Days dá o tom certo, principalmente para quem está prestes a mudar de rota na vida. Os fãs de Pearl Jam podem tomar um baque ao ouvir a peculiar mistura de cítara na música com letra extremamente positiva, interpretada pelo vocalista Eddie Vedder. Não é de hoje que o artista trabalha com trilhas. Também vale a pena conferir o trabalho experimental de Vedder para o filme Na Natureza Selvagem. Baseado na história de  Christopher McCandless/Alexander Supertramp esta é outra inspiração para quem deseja sair pelo mundo em busca do auto conhecimento.

4- Al Otro Lado del Río – Jorge Drexler
A música, composta por esse artista uruguaio, especialmente para o filme Diários de Motocicleta, do diretor Walter Salles. Acompanha com maestria o clima da história, que conta um período não tão conhecido da vida de “um certo Ernesto”, jovem estudante de medicina argentino, e seu amigo Alberto, em uma jornada sobre duas rodas, pela América do Sul, nos anos 50.
A canção traz serenidade e calmaria ao coração. Ótima para escutar em viagens sem rumo, com o vento batendo no rosto.

5- American Pie – Don McLean
Este clássico folk resume a história do rock em pouco mais de oito minutos de música, dos anos 50 ao início dos 70, época em que a letra foi escrita. Maclean cita fatos que marcaram a cultura norte-americana e que tiveram ligação direta com bandas e cantores como Buddy Holly, Janis Joplin e Bob Dylan, incluindo sua própria trajetória de vida como fã dos caras.
Quem manja de inglês e sabe um pouco dos clássicos dos dinossauros do rock n’ roll consegue traçar um mapa e brincar de adivinhar quem são as celebridades a quem o cantor se refere, sem mencionar um nome sequer.
Existem outras versões, em ritmos dance e pop – inclusive uma gravada por Madonna – para quem não é adepto desse estilo de som, mas curte lyrics de qualidade.

6- Faroeste Caboclo – Legião Urbana
Outra narrativa, sofrida, mas encantadora, que leva a assinatura de Renato Russo. Assim como em American Pie, o som tem nuances de balada à toques de rock pesado que acentuam passagens da vida de João de Santo Cristo, brasileiro que encontra saídas nada ortodoxas para sobreviver, perante sua social. Faroeste Caboclo é uma obra tão poderosa que foi adaptada para o teatro e telas do cinema, em 2013.

7- Fast Car – Tracy Chapman
Música vencedora do Grammy em 1988, Fast Car é um daqueles sons que você fica cantarolando o dia todo. A canção, embalada pela voz da inconfundível Tracy Chapman, fala sobre esperança e necessidade de tomar as rédias da própria vida, que foi deixada em segundo plano por consequência de problemas familiares.

8- Ironic – Alanis Morissette
O titulo diz tudo. Esse foi um dos primeiros hits da canadense de voz esganiçada, que roubou a atenção do meio fonoaudiográfico com seu estilo “tô nem aí pra vida” e canções sobre o cotidiano, como final de relacionamento e problemas familiares tratados de forma tão intimista que provoca catarse imediata em quem escuta.
A ironia dos fatos bizarros, bem humorados, mas reais apresentados por Alanis nesta música faz você refletir e sorrir ao final da canção.

9- Born To Be Wild – Steppenwolf
Como não inserir essa faixa na lista? A música foi imortalizada como trilha de um dos filmes mais polêmicos da história do cinema moderno, Sem Destino, de 1969, no qual dois amigos cruzam os Estados Unidos com suas motocicletas, aproveitando cada momento, em ritmo free spirit.
Você pode não conhecer o filme, você pode não gostar de rock, e mesmo assim, reconhecerá a música aos primeiros acordes tocados em celebrações variadas, no mundo todo. Som obrigatório para todo e qualquer topo de viagem.
É apertar o play para instantaneamente e sentir sensação de liberdade trazida por esse clássico do Steppenwolf.

10- Infinita Highway – Engenheiros do Hawaii
Um dos maiores sucessos da banda de rock nacional Engenheiros do Hawaii já tem mais de 30 anos de existência, desde que entrou para o segundo álbum de estúdio da banda, A Revolta dos Dândis. E se marcou presença no toca-fitas de muita gente lá nos anos 80, a canção segue muito atual para as playlists on the road de hoje, como muitas das canções elaboradíssimas de Humberto Gessinger. Para aquelas estradas infinitas que às vezes nos fazem refletir sobre o sentido de nossa própria vida e das escolhas que fazemos. Porque às vezes nós só precisamos ir.

TagsAlanis MorissetteAmerican PieBorn To Be WildComer Rezar AmarDiários de MotocicletaEddie VedderEngenheiros do HawaiiFaroeste CabocloFast CarFunLegião UrbanaMadonnaPain Lies On The RiversidePlaylist para viagensSem DestinoTravellers
56
Shares
  • 56
  • +
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

A Alternativa

Expandir seu ponto de vista deve ser a primeira opção.

Related articles More from author

  • Na estrada

    Linha de turismo de Curitiba dobra frota para atender mais turistas até o Carnaval

    janeiro 8, 2018
    By A Alternativa
  • Na estrada

    Curitiba a pé e de graça: Um roteiro plural para gastar um domingo na capital paranaense

    setembro 8, 2017
    By Thaís Guimarães
  • Na estrada

    Já pensou em fazer um intercâmbio social?

    outubro 24, 2017
    By Thaís Guimarães
  • Na estrada

    Rota turística explora os “Caminhos do Mate” no interior do Paraná

    setembro 18, 2017
    By Thaís Guimarães
  • Na estrada

    Este projeto resgata o prazer da refeição ao ar livre num roteiro gastronômico itinerante

    agosto 25, 2017
    By Thaís Guimarães
  • Na estrada

    Serra Catarinense: Aconchego e exuberância entre curvas sinuosas

    agosto 8, 2017
    By Thaís Guimarães

Comentários no Facebook

  • #Style | Ester Zutin

    Revival Oitentista!

  • Galeria Alternativa do Mês

    Veja também: Setembro/2017 – Ed Guimarães

  • Sessão Pipoca | Luiz Fernando Riesemberg

    Corrente do Mal

nome da empresa

nome da empresa

Tweets by a_alternativa1

Faixa Alternativa

nome da empresa

A Alternativa é uma revista virtual de cultura e comportamento, que valoriza o que pode ser notícia além das grandes manchetes. Revela boas ideias, desperta a atenção para discussões relacionadas a arte, estilo, viagens, gastronomia, saúde e sustentabilidade, e abre espaço para histórias inspiradoras. Primando por texto de qualidade e visão criativa, A Alternativa oferece um novo acesso à cultura de onde estiver e ao alcance de um clique. Tem como proposta expandir pontos de vista e disseminar o prazer de se manter bem informado. Porque pensar fora da caixa pode ser libertador!

Load More...
Follow on Instagram

Encontre o que procura

Contato

(42) 98828-5981 (Whatsapp)
contato@aalternativa.com

Segue lá

  • Home
  • Arte
  • Comportamento
  • Perfil
  • Na estrada
  • Em pauta