#dicaalternativa: Razões para dar uma chance aos e-readers
Vale a pena adquirir um e-reader?
Adquirir um e-reader não representa necessariamente que você estará deixando de lado os tradicionais livros impressos, e que eles estão fadados à extinção, ou que a leitura no dispositivo vai ser tão desconfortável quanto ler um livro em PDF na tela de um computador. A tecnologia está aí para beneficiar também os leitores, mesmo aqueles que preferem o livro físico, mas que podem encontrar alguns benefícios para sua leitura fazendo uso do aparelho.
A questão aqui não é comparar modelos ou afirmar que o dispositivo é melhor ou pior do que o livro tradicional, e menos ainda profetizar se os livros digitais vão tomar o lugar dos livros físicos para sempre. Em vez de substituir o bom e velho livro impresso, o e-reader pode ser encarado mais como um complemento para quem gosta de ler. Uma opção alternativa para facilitar sua vida na busca por conhecimento e boas histórias.
São alguns desses benefícios:
Cabe no bolso (literalmente)
Certamente a principal vantagem de um e-reader é a praticidade de carregá-lo com você. Dispositivos como o Kindle, o Kobo e o LEV pesam menos de 200 gramas e têm capacidade para armazenar milhares de livros digitais. É bem viável, por exemplo, para levar em viagens nas quais é preferível reduzir o máximo possível o peso e/ou volume da bagagem – tudo bem que você provavelmente vai evitar colocar na mala um box de Guerra e Paz completo, com 2,5 mil páginas e quase 2 quilos, mas toda grama a menos pode ser positiva na hora de evitar o excesso de bagagem.
Tecnologia a favor da leitura
A leitura num e-reader é muito mais agradável do que nas telas dos tablets, celulares e computadores por conta da tela e-ink, ou papel eletrônico, que não precisa de uma fonte interna de luz para exibir as letras e imagens e por isso não causa aquele cansaço na vista como o LED e o LCD. Mesmo os modelos que possuem iluminação não direcionam essa luz para os olhos do usuário, servindo apenas para iluminar a área de leitura, por isso, não geram tanto desconforto.
Outro fator favorável do dispositivo é a possibilidade de ajustar a disposição do texto de formas customizadas, permitindo mexer na diagramação, alterando o tamanho da fonte, por exemplo – flexibilidade que facilita a compreensão e beneficia inclusive pessoas que sofrem de dislexia.
Também é possível fazer anotações, consultar palavras no dicionário e fazer traduções. Ainda há softwares que permitem converter arquivos de texto diversos para o formato adequado ao produto.
Cabe no bolso (figurativamente)
Os modelos de e-readers no Brasil hoje são encontrados com preços a partir de R$ 260, mas os e-books têm um preço muito menor do que o livro físico. Se você é um apaixonado pelo livro impresso que gosta de coleções, edições especiais, o cheiro do livro novo ou o prazer de manuseá-lo, ainda pode buscar na versão digital, por exemplo, aqueles títulos que você não faz tanta questão de ter na estante, mas que gostaria de dar aquela conferida.
Outro ponto positivo é a facilidade de obter livros que podem ser mais difíceis – ou caros – de conseguir na versão física. Ainda há a questão da economia de tempo, para aqueles mais imediatistas, que podem obter acesso ao e-book minutos após adquiri-lo.
Leia também:
Serviços interessantes para quem é aficionado por leitura
Eles estão renovando o conceito de grupos literários com troca de experiências e solidariedade